Seca histórica em Manaus afeta produção de ônibus elétricos no interior de SP
Baterias utilizadas nos veículos são produzidas na Zona Franca, que está com o porto prejudicado pela baixa dos rios. Apesar disso, BYD diz que cronogramas de produção serão mantidos.
A produção de ônibus elétricos na fábrica da multinacional chinesa BYD, em Campinas (SP), foi afetada pela seca no Amazonas. A linha de produção da fabricante foi retomada neste mês, mas chassis aguardam na fábrica a chegada das baterias, produzidas na Zona Franca de Manaus (AM).
O g1 visitou a fábrica nesta terça-feira (14) e apurou que há um mês as baterias não são enviadas. O motivo é que o transporte delas é feito de navio e, neste momento com a seca, os rios Amazonas e Madeira estão com dificuldade de navegabilidade.
Seca na região norte prejudica produção na Zona Franca de Manaus
Sem previsão de chegada
Segundo apurou o g1, antes do encarroçamento, que é a colocação da carroceria dos ônibus, é preciso implantar as baterias e finalizar os chassis. Mas, até o momento, não há previsão para a chegada das baterias em Campinas.
A BYD, no entanto, informou em nota ao g1 que "a dificuldade de acesso marítimo às empresas da Zona Franca de Manaus é temporária" e garantiu que "o cronograma de produção está mantido e não deve sofrer nenhum atraso, assim como o prazo de encarroçamento dos ônibus".
Estrutura em formato de gaiola na parte final do chassi abriga as baterias do ônibus — Foto: João Gabriel Alvarenga/g1
Nível dos rios deve parar de baixar
A seca recorde no Amazonas tem afetado a navegação, incluindo o transporte de cargas. O Super Terminais, um porto privado que atende a Zona Franca Manaus (ZFM), está entre os locais que precisaram se readequar à realidade.
Situado no bairro Colônia Oliveira Machado, Zona Sul de Manaus, o Super Terminais ficou mais de um mês sem receber navios. No final de outubro, apenas um navio atracou no porto, o Izmir, da MSC, com apenas 10% da sua capacidade de carga.
"É comum que na época das secas, os navios que vêm para Manaus cheguem à cidade com a capacidade reduzida, com cerca de 40% da carga normal. Mas neste ano, devido à seca histórica, essa situação é um pouco diferente", afirmou Marcello Di Gregorio, diretor do Super Terminais.
Conforme Gregorio, especialistas e parceiros consultados pelo porto estimam que o nível dos rios pare de baixar em 20 dias. Com isso, as condições vão começar a melhorar em Manaus.
Navio Izmir da MSC atraca no Super Terminais em Manaus durante a seca histórica de 2023 — Foto: Super Terminais
Produção de ônibus elétricos para o transporte coletivo
A fábrica da BYD em Campinas deve fornecer chassis de ônibus 100% elétricos para a capital paulista, por isso, a estrutura passou por obras para aumentar a capacidade produtiva. A fabricante produz ônibus comuns e articulados com cerca de 250 quilômetros de autonomia na bateria.
O g1 esteve na fábrica e acompanhou a produção dos ônibus. O objetivo da empresa é de produzir cerca de dois mil ônibus elétricos em 2024. Para isso, a planta passará de 60 para 150 funcionários até dezembro, com a implantação de três turnos de trabalho.
BYD produz módulos fotovoltaicos de última geração na planta em Campinas — Foto: João Gabriel Alvarenga/g1
Além da fábrica de chassis de ônibus, a multinacional chinesa produz painéis fotovoltaicos de última geração em Campinas. A fábrica de baterias funciona na Zona Franca de Manaus, no Amazonas, e a de veículos está sendo montada em Camaçari, na Bahia, com previsão de operação entre 2024 e 2025.