Rússia dispara mísseis de cruzeiro no Mar do Japão durante manobras; veja vídeo

Exercícios acontecem uma semana depois de o premiê japonês visitar a Ucrânia, pela primeira vez desde início da guerra. Moscou e Pequim têm se alinhado, em oposição à aproximação de Tóquio com Washington.

Rússia dispara mísseis de cruzeiro no Mar do Japão durante manobras; veja vídeo

O Ministério da Defesa da Rússia afirmou nesta terça-feira (28) que uma frota naval disparou mísseis antinavio contra um alvo simulado no Mar do Japão durante exercícios militares.

As manobras acontecem uma semana depois de o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, visitar a Ucrânia. O Japão tem mostrado alinhamento com os Estados Unidos e a Europa na condenação da Rússia pela ofensiva na guerra da Ucrânia e na aplicação de sanções.

 

"Nas águas do Mar do Japão, navios com mísseis da Frota do Pacífico dispararam mísseis de cruzeiro Moskit contra um alvo inimigo simulado no mar", afirmou o ministério no Telegram.

 

Segundo o comunicado, dois navios participaram do exercício e atingiram o alvo simulado, a cerca de 100 quilômetros de distância.

 

Imagem mostra lançamento de míssil de cruzeiro Moskit feito de navio da Frota do Pacífico da Rússia durante treinamento nas águas do Mar do Japão, em 28 de março de 2023. — Foto: Ministério da Defesa da Rússia via Reuters

A realização de manobras pela Rússia na região é incomum. Também nesta terça, o ministro das Relações Exteriores do Japão , Yoshimasa Hayashi, afirmou haver uma "multiplicação de atividades do Exército russo no Extremo Oriente, incluindo as áreas próximas do Japão".

Desde o início deste ano, Moscou tem buscado aproximação com a China - na semana passada, pela primeira vez desde o início da guerra, o presidente chinês, Xi Jinping, visitou a capital russa e se encontrou com o presidente do país, Vladimir Putin.

"Vamos continuar vigiando de perto os movimentos do Exército russo", declarou o ministro.

Rússia afirmou na semana passada que dois aviões bombardeiros estratégicos Tu-95 fez "voos no espaço aéreo sobre águas neutras no Mar do Japão".

A costa russa do Pacífico é separada do Japão pelo estreito Mar do Japão.

O governo japonês não comentou o exercício militar russo.

 

Mandado de prisão a Putin

 

Putin tenta ganhar influência no Oriente depois de o Tribunal Penal Internacional, baseado em Haia, na Holanda, emitir um mandado de prisão contra o líder russo pelo crime de "deportação ilegal" de crianças da Ucrânia à Rússia.

Moscou já vinha sendo acusada por organizações não-governamentais, por Kiev e até por uma investigação da Organização das Nações Unidas (ONU) de sequestrar crianças em regiões ucranianas tomadas pelo Exército do país e de levá-las para centros de "reeducação" em território russo. O próprio Kremlin já admitiu o envio dos jovens ucranianos à Rússia, mas alega tratar-se de órfãos.

 

Um ano de guerra

 

1 ano de guerra na Ucrânia: entenda as 4 fases do conflito

 

 

1 ano de guerra na Ucrânia: entenda as 4 fases do conflito

A guerra da Ucrânia completou um ano no fim de fevereiro, com a perspectiva de seguir se arrastando ao longo de 2023 e ameaças de Moscou de uma retomada de territórios. O governo russo também tem dado indícios de uma possível parceria com a China.

Kiev, por outro lado, tem se apoiado no envio de armas e equipamentos militares por países do Ocidente, com os tanques alemães Leopard 2, para conseguir expulsar as tropas russas, que controlam atualmente cerca de 20% do território ucraniano, no leste do país.

Fonte https://g1.globo.com/mundo/noticia/2023/03/28/russia-dispara-misseis-em-manobras-no-mar-do-japao.ghtml