SP oficializa regra que desobriga passageiros do uso de máscara em ônibus, metrô e CPTM

Número de casos, mortes e internações em UTIs por Covid-19 basearam decisão; idosos e imunossuprimidos devem manter o acessório

SP oficializa regra que desobriga passageiros do uso de máscara em ônibus, metrô e CPTM

O governo de São Paulo publicou, nesta sexta-feira (9), no Diário Oficial do Estado um decreto que desobriga passageiros do uso de máscaras de proteção facial de proteção contra a Covid-19 em ônibus, trens e metrô no estado. A nova regra já está em vigor a partir de hoje.

A decisão, anunciada na última quinta-feira, é assinada pelo governador Rodrigo Garcia e pelo coordenador do Conselho Gestor da Secretaria de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde, Paulo Rossi de Menezes.

No documento, o governo paulista argumenta que "o atual cenário epidemiológico da pandemia da Covid-19 no Estado de São Paulo apresenta um avanço positivo significativo e consistente nos seus principais indicadores. Atualmente o Estado de São Paulo registra uma média móvel de 7 dias de 146 internações por dia e 27 óbitos por dia, os quais estão, respectivamente, 90% e 91% abaixo dos picos atingidos nestes indicadores no ano de 2022".

Os dados sobre os pacientes internados nas UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) também foram usados para dar suporte à decisão. "O estado de São Paulo está com 363 pacientes em UTI, 91% a menos que o pico de pacientes internados em 2022", diz o texto publicado no Diário Oficial.

 

Fonte https://noticias.r7.com/sao-paulo/sp-oficializa-regra-que-desobriga-passageiros-do-uso-de-mascara-em-onibus-metro-e-cptm-09092022